fevereiro 28, 2009

aniversário do grupo

Em 2005, tive a oportunidade de criar uma lista de discussões sobre Blogs na Educação.A lista cresceu, novos recursos surgiram, fomos aprendendo a usar cada vez mais as diferentes tecnologias e a relação de temas tecnológicos para discussão ampliou-se consideravelmente.

Desde 2007, estamos crescendo muito, já que professores de diferentes universidades e muitos cursos livres vêm indicando a lista para seus alunos, como um espaço de aprendizagem.Em virtude deste crescimento, temos tido algumas intempéries: professores que ainda não aprenderam a usar a lista de forma adequada e enviam assuntos que não são os nossos temas de discussão, que enviam spams, etc.

No entanto,é preciso compreender que aprendizagem na Web não é uma coisa que se adquire da noite para o dia. É preciso vivência, é preciso saber diferenciar as diferentes linguagens nos diferentes espaços: não se usa o mesmo discurso em uma lista de discussão, no orkut, em um e-mail ou no MSN. Para saber a diferença e poder ensinar a seus alunos, o professor precisa vivenciar estas diferentes formas de linguagens.E para isto, a lista tem sido um espaço de aprendizagem excelente. Basta verificarmos os acertos e o processo de aprendizagem de professores que estão inscritos desde 2005.

Completamos 4 anos na Rede no último dia 22.Que possamos comemorar muito outros e cada vez mais sermos capazes de compartilhar conhecimentos em Tecnologias na Educação.

Agradecemos a você professor, que torna nossa lista uma comunidade de aprendizagem.

E como prometido, o selo Competências em Educação e Tecnologias será atribuído aos professores:
Gládis e Marli, pelo pioneirismo na lista;
Adriane Halman, a primeira a usar a lista como fonte de pesquisa;
Claúdio Coutinho que nos ensinou a trabalhar com vídeo conferência;
Ana Laura Gomes que nos ensinou a destrinchar o html, quando os blogs ainda precisavam disto para serem disponibilizados;
E Denise Vilardo, por nos ensinar a usar Redes Sociais.


E.por fim, comemorando os 4 anos na Rede, está on line o nosso site e a Revista Tecnologias na Educação, cujo primeiro número apresenta os trabalhos do I Congresso de Tecnologias na Educação, com o devido registro no ISSN.É só clicar neste link.

27 comentários:

  1. Oi, Fátima!

    Parabéns! pela iniciativa... por partilhar conhecimento...
    por nos ensinar a fazer isso...
    Faço parte do grupo há dois meses, mais como "ouvinte", e é muito bom... é aprendizagem constante...
    Obrigada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:47 AM

    Olá Fátima,

    Primeiro de tudo, parabéns pelos 4 anos do grupo!

    Quanto ao sítio da revista, alguns artigos não estão baixando/abrindo.. acontece. No mais está ótimo!

    Uma dica: Dá uma olhada neste software-livre aqui:
    http://pkp.sfu.ca/?q=ojs

    É um software para gerenciamento de revistas eletrônicas! Na versão atual está localizado para pt-br!

    Entre as várias vantagens de usá-lo está a possibilidade de fazer pesquisa na base de dados dos artigos!

    Envio de artigos para os editores de modo automatizado entre outras coisas. Veja um exemplo do software sendo usado por uma revista eletrônica:
    http://caatinga.ufersa.edu.br/index.php/sistema

    No endereço abaixo, além de baixar uma versão já amaciada para o nosso contexto tem bastante documentação:
    http://seer.ibict.br/

    E mais importante de tudo! É Software-Livre!

    Meus dois centavos :-)

    by the way, Feliz Ano Novo (o Ano só começa de verdade depois do carnaval!)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todo o grupo, mais especialmente a você, fátima, que tem se mostrado incansável !`
    Parabéns a todos os demais membros que realmente contribuem para que nós, simples iniciantes aprendamos com eles: miriam, andrea, suzana, marli,robson, franz,sergio e uma pá de gente muito boa!!!!!super-beijo vera cavinato

    ResponderExcluir
  4. Fátima,

    Só tenho a agradecer a você e todos os participantes da lista o quanto tenho aprendido desde que iniciamos nossa caminhada juntos. Posso afirmar,com segurança, que a lista foi, e continua, sendo minha maior fonte de aprendizagem em relação ao uso das TIC, ampliando horizontes e possibilitando o contato com pessoas dos mais diversos lugares e realidades tão diferentes. Estreitamos laços de amizade, temos um porto seguro onde compartilhar nossas dúvidas e conquistas, enfim, somos hoje uma grande família que enfrenta, de vez em quando, pequenos problemas que são rapidamente superados porque o que nos une é muito forte e vem sendo construído com dedicação e espírito de equipe.
    Parabéns a você pelo tanto que tem nos ajudado, pelo trabalho incansável, pela paciência e compreensão de sempre.

    Grande beijo
    Gládis

    PS: Já tá mais do que na hora de nos conhecermos pessoalmente, né! Espero que seja logo.:-)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Suely: é bom ter retorno do trabalho.E é como ouvinte que a gente começa aprendendo mesmo.Nós é que agradecemos por vc ajudar a lista a crescer.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Sérgio :
    eu apostei em quanto tempo vc daria seus dois centavos.E ganhei, heheeee....
    Nós usamos o SL para a publicação da revista e testamos com autores iniciantes, que é nosso público alvo.Os trâmites do SL para envio dos artigos passa pelo menos por 4 pessoas.Impossível de ser usado, segundo alguns membros da Comissão, já que há duplicidade de envios para a comissão editorial.Quando o soft, este e outros que são usados para publicação se tornarem palatáveis, iremos usá-lo, com certeza.
    Qunato aos artigos estavam todos abrindo, normalmente, até ontem.Vou verificar.Obrigada.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vera:
    não sou incansável, não.É a necessidade de aprendizado que nos conduz a isto.E da mesma forma, você também está agindo: buscando, trocando informações, perguntando...
    Obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  8. Gládis:
    todos nós aprendemos muito e ianda temos muito pra aprender.Todo dia há novidades que nos fazem correr atrás de informação.
    Quanto aos problemas, vixe!!!Tem dia que eles me fazem perder meu tão famoso bom humor, mas vamos aprendendo a ser tolerantes, né?
    Mas, o importante, como vc disse são os laços de amizade.É bom mesmo contar com vocês.E vamos ver se nos conecmeos este ano? Já passou da hora, mesmo!!!Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Fátima e demais premiados e colegas de grupo

    Acredito que todo o trabalho e o proprio sucesso do grupo se dá pela parceria, colaboração cooperação, interação e gerenciamento.

    parabens a Fátima por nos conduzir tão bem nesta caminhada e permitir que façamos parte deste sucesso de aprendizagens e trocas e parabens a todos nós por acreditarmos nas mudanças que podemos fazer na educação a fim de qualificar mais o processo educativo de nossos alunos; parabens por acreditarmos e participarmos deste amravilhoso grupo.

    Abs a todos
    Andrea De Carli

    ResponderExcluir
  10. Oi Fátima e demais premiados e colegas de grupo

    Acredito que todo o trabalho e o proprio sucesso do grupo se dá pela parceria, colaboração cooperação, interação e gerenciamento.

    parabens a Fátima por nos conduzir tão bem nesta caminhada e permitir que façamos parte deste sucesso de aprendizagens e trocas e parabens a todos nós por acreditarmos nas mudanças que podemos fazer na educação a fim de qualificar mais o processo educativo de nossos alunos; parabens por acreditarmos e participarmos deste amravilhoso grupo.

    Abs a todos
    Andrea De Carli

    ResponderExcluir
  11. Ah, esqueci de comentar

    O espaço de nossa 1ª revista esta maravilhoso, parabens.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:31 PM

    Opa Fátima,

    eh eh fiquei tão previsível :-)

    Este aqui não abriu
    http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/rel15.pdf
    Este também
    http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/rel16.pdf

    O bug da duplicidade foi corrigido... na versão do ibict

    O autores só precisam submeter um arquivo num formulário, igual a enviar uma foto no blogger!

    Quando vocês estiverem no 10 volume da revista, talvez, reavaliem se não é melhor "ensinar" aos autores como enviar um artigo e ter uma pesquisa eficiente dos textos nos artigos :-)

    No mais, sucesso com a revista é mais um boa referência para indicar.

    abs

    ResponderExcluir
  13. oh, é uma honra para mim participar deste grupo!!!

    Aprendi, cresci e produzi! é um constante processo de aprendizagem colaborativa.

    Fátima: aqui na ufba (Revista Faced - http://www.revistafaced.ufba.br/) usamos esse software que Sérgio indicou. Ele é simples e muito eficiente. Se você quiser, podemos conversar mais e eu posso te indicar as pessoas que cuidaram da instalação dele aqui para trocar idéias.

    ResponderExcluir
  14. Fátima!
    Obrigada por comandar nosso grupo, e ainda tomar outras iniciativas como a do congresso, da revista, dos amigos ocultos. Tudo isso nos une e fortalece para que tenhamos motivação de aplicar o que aprendemos na sala de aula com nossos alunos, que afinal são o nosso objetivo final. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelos 4 anos do grupo! Ele faz a diferença e é um verdadeiro elo de união entre professores deste Brasil. Não só contribui com a socialização de conhecimentos, mas com incentivo a trabalhos que podem levar à melhoria da qualidade da educação e ao estímulo tão necessário ao profissional de ensino e, infelizmente, nem sempre presente nas escolas.

    ResponderExcluir
  16. Olá Fátima, Grupo e colaboradores!
    Primeiramente Parabens!!!
    Não é todo projeto que se mantem por QUATRO anos na net, em mudança o tempo todo, com novas "ondas" a todo momento, e o mais importante: continua crescendo!
    Isso só pode acontecer quando a dedicação e a busca do aperfeiçoamento são constantes.
    Gosto muito do grupo e vejo nele uma das melhores ferramentas de trabalho e informação que conheço.
    Parabéns!!! Muitos anos de vida, útil e produtiva e OBRIGADO por compartilhar conosco o maior tesouro da humanidade: O Conhecimento!!
    Paulo

    PS - Apesar de não ser professor, me dedico a fazer um blog para a escola onde minha esposa dá aulas.

    ResponderExcluir
  17. Oi Fátima

    Estou na lista há quase um ano, e posso dizer que é o espaço em que mais aprendo sobre tecnologias na educação...
    Parabéns a vocês que tiveram a iniciativa de criá-la e mantê-la tão rica em conteúdos.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Tem um selo para você no meu blog!
    http://ensquimica.blogspot.com/2009/03/100-intradutivel.html
    Abs.

    ResponderExcluir
  19. Andréa, Adriane,Marli, Naty, Paulo e Conceição:
    obrigada pela gentileza dos ocmentários de vocês.Desculpem pela demora em responder, mas é que tem um orientador no meu pé, rsrrssss..

    Abraços e obrigada, mesmo!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá equipe maravilhosa.
    Ao iniciar a minha vida de blogueira, não sabia mecher em nada. Fui com a cara e a coragem. Então encontrei vcs e logo me inscrevi para receber no meu email as postagens dos associados. Quanto aprendi e aprendo, vcs não têm idéia. ÀS vezes ainda me vejo perdida, sem saber coisas bobas, como entrar no grupo e participar de chat e fórum. Mas chego lá.
    Sou muito grata a todos.
    Agora, o educadoresdesucesso.blogspot.com faz juz ao nome, pois vcs estão lá, fazendo da minha estrada, um caminho de luz e sabedoria.
    Fiquei tão animada que criei outro blog, para os alunos de Literatura do pré-vestibular onde leciono: orobuliteratura.blogspot.com
    Nele, encontramos Adélia Prado, Drummond, Lygia F. Telles... e encontraremos muito mais.
    Sucesso, muito sucesso e muita paz!
    Saudações carinhosas

    ResponderExcluir
  21. Queridos,
    posso adicionar o selo ao meu novo blog? Preciso atualizar algum cadastro, para esse fim?
    Grata, muito grata

    ResponderExcluir
  22. Olá, Fátima!
    Quero dizer que fiquei feliz em ter descoberto a preciosidade que é seu blog. Sou Fernanda Lima, estudante de Letras da UFC, e navegando pela internet achei seu blog que já adicionei aos meus favoritos! Obrigada por tão belo trabalho!
    Uma semana abençoada para vc!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Vim agradecer pela participação do Blog da Escola onde trabalho estar fazendo parte deste grupo, e tbém parabenizar pelo excelente trabalho desenvolvido por esta equipe k dar subsídios para nós educadores blogueiros. Parabéns! Nosso site :
    http://informativoeeeptomazpompeu.blogspot.com/

    Ficaremos honrados com sua visita. Abraço de td nossa equipe.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns... pelos 4 anos...
    tenho um site com conteúdo escolar/trabalhos escolares de uma olhadinha: www.pediaonline.com.br
    Aceito parceiria de link...
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Visitem o seguinte blogue:

    http://bloguescolares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. oi, Fátima!
    Adorei conheceer esse espaço para nós.. sou nova em blog.. e quero aprender bastante..
    já me inscrevi no grupo e pretendo acompanhar sempre..
    Parabéns p/ vcs!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Fátima! Estava fazendo uma pesquisa sobre blogs e visitando alguns, para uma atividade da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de Línguas, e descobri este bolg que estou achando ótimo. Também sou aprendiz, como diz Marc Prensky, imigrante digital, estou começando a engatinhar nesse mundo, aprendendo as habilidades para lidar com as tecnologias e este blog me chamou muito atençao pelo conteúdo que traz. Gostei. Parabéns! Marli Almeida.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita.E deixe suas dic@s de uso das Tics para os leitores.Volte sempre!