fevereiro 28, 2009

aniversário do grupo

Em 2005, tive a oportunidade de criar uma lista de discussões sobre Blogs na Educação.A lista cresceu, novos recursos surgiram, fomos aprendendo a usar cada vez mais as diferentes tecnologias e a relação de temas tecnológicos para discussão ampliou-se consideravelmente.

Desde 2007, estamos crescendo muito, já que professores de diferentes universidades e muitos cursos livres vêm indicando a lista para seus alunos, como um espaço de aprendizagem.Em virtude deste crescimento, temos tido algumas intempéries: professores que ainda não aprenderam a usar a lista de forma adequada e enviam assuntos que não são os nossos temas de discussão, que enviam spams, etc.

No entanto,é preciso compreender que aprendizagem na Web não é uma coisa que se adquire da noite para o dia. É preciso vivência, é preciso saber diferenciar as diferentes linguagens nos diferentes espaços: não se usa o mesmo discurso em uma lista de discussão, no orkut, em um e-mail ou no MSN. Para saber a diferença e poder ensinar a seus alunos, o professor precisa vivenciar estas diferentes formas de linguagens.E para isto, a lista tem sido um espaço de aprendizagem excelente. Basta verificarmos os acertos e o processo de aprendizagem de professores que estão inscritos desde 2005.

Completamos 4 anos na Rede no último dia 22.Que possamos comemorar muito outros e cada vez mais sermos capazes de compartilhar conhecimentos em Tecnologias na Educação.

Agradecemos a você professor, que torna nossa lista uma comunidade de aprendizagem.

E como prometido, o selo Competências em Educação e Tecnologias será atribuído aos professores:
Gládis e Marli, pelo pioneirismo na lista;
Adriane Halman, a primeira a usar a lista como fonte de pesquisa;
Claúdio Coutinho que nos ensinou a trabalhar com vídeo conferência;
Ana Laura Gomes que nos ensinou a destrinchar o html, quando os blogs ainda precisavam disto para serem disponibilizados;
E Denise Vilardo, por nos ensinar a usar Redes Sociais.


E.por fim, comemorando os 4 anos na Rede, está on line o nosso site e a Revista Tecnologias na Educação, cujo primeiro número apresenta os trabalhos do I Congresso de Tecnologias na Educação, com o devido registro no ISSN.É só clicar neste link.