fevereiro 23, 2011

6 anos na rede



O grupo Blogs, Internet e Web na educação completou, ontem, 6 anos na rede.
O que era  apenas um espaço para discutir o uso de blogs  na sala de aula é, hoje, um espaço de aprendizagem não formal, uma comunidade de prática, como a descrita pelo  mestre Wenger.

E como uma Comunidade de Prática temos obtidos vários avanços:

1- Uma das conversas legais que  tivemos este ano resultou na criação  de comunidades na Rede Peabirus.
Se você ainda não conhece esta rede social, aproveite para conhecer.

Para participar você precisa se cadastrar na Rede Peabirus.
E,para atender à diversidade de trabalho do  grupo foi criada uma Comunidade e várias subcomunidades.

A comunidade  "Blogs, Internet e Web na Educação" é a comunidade principal, onde todos podem se associar e participar. Para encontrar as subcomunidades  e  divulgar seu link, seus trabalhos e trocar experiências, clique na barra de links em "Relacionadas".
Todas as comunidades estão interligadas para que possamos transitar entre elas.

As comunidades estão separadas por nível de ensino. Caso seu blog atenda mais de um nível de ensino ou temas diferenciados, não há problemas.Participe de todas, ok?

2- A Revista Tecnologias na Educação, criada para  divulgar os trabalhos apresentados no  Congresso on line que tivemos  em 2008 (ano que vem tem mais!!) já está com chamada para seu 4º número. E o objetivo continua o mesmo: divulgar o trabalho de quem faz as Tics acontecerem em sala de aula.
Se você ainda não  produziu seu artigo ou seu relato de experiência, que tal começar agora e nos enviar para análise ? E não se preocupe se tiver falhas. Sugestões de revisão são sempre enviadas aos autores.Leia as informações neste link.

3- A Tatiane Martins produziu a terceira dissertação a partir da interação com o Grupo.A primeira foi a de Adriane Halmann e  a segunda foi a de Jaciara Carvalho.

Estas duas últimas estão disponíveis nos arquivos de nosso grupo, na página do Yahoo, gentilmente cedidas pelas autoras

É bom saber que nossas trocas de experiências podem produzir bons trabalhos acadêmicos.

4- E porque já somos mais de 1200 participantes, estamos mapeando o grupo: descobrindo onde estamos, quais os temas que publicamos, o que gostaríamos de aprender,quias são nossos links,  etc.
Se você ainda não participou da pesquisa e tiver um tempinho, é só responder  neste link.

Parabéns a todos os participantes: pelas trocas de experiências, pelas ajudas  aos colegas, pelas diferentes aprendizagens, e, principalmente, por compartilharem o que aprendem.

E, finalizando deixo aqui as palavras  que o  Prof. Volney usou ao responder a pesquisa sobre o Grupo: 
"Aprendi a ter o grupo como uma referência para  meu pensar a educação"


Obrigada ao Volney e a todos que tornaram o Grupo uma referência em Tics.

17 comentários:

  1. Parece que foi ontem... Sem dúvida este grupo é um marco na educação e uma referência para todos nós. Parabéns a todos e em especial a Fátima Franco, que merece todo nosso carinho e respeito pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Estou começando meu blog agora pois acho que uma professora tem que está atualizada no mundo em que vive. Gostei do seu blog porque é muito informativo e contextualizado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fátima. Eu é que tenho a agradecer pelas aprendizagens, trocas, aconchego encontrado neste grupo. Local que se presta para o além de solucionar dúvidas, encontrar parcerias para bons projetos, encontrar emotivação e apoio para a realização dos trabalhos. Vida longa ao nosso grupo Blogs Educativos

    ResponderExcluir
  4. Fátima!
    Quanta história e quanta diferença fez e faz esse grupo em nossas vidas profissionais e por que não dizer também pessoais! Somos nós construindo a história da tecnologia na educação. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos 6 anos na rede! Eu tenho apenas 6 meses de blog e estou aprendendo muito com toda essa integração! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  6. Jenny, Nelza,Marli e Sandra:
    sem vocês e toda a interação do pessoal, o grupo não seria o que é hoje. Obrigada e que a gente continue aprendendo.Abs


    Marcília: Obrigada pela visita e pelo comentário.Abs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo excelente blog. Deixei um selinho pra vcs no meu blog.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

    ResponderExcluir
  9. O Tecnologias na Educação é uma referência, Fátima; hoje, inclusive, ele está em destaque no Na Mira do Leitor, porque quero a ajuda do leitor para elaborar uma lista de excelentes edublogs brasileiros, mas é preciso mostrar um ótimo modelo. Mostrei o seu,colega professora.

    Receba o meu abraço.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo aniversário de 6 anos. Continue divulgando a Educação na rede. Aproveito a ocasião para convidar todos a conhecer a UBM (União dos Blogs de Matemática). Com mais de 30 filiados, este site possui dicas e uma breve descrição dos blogs de matemática.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog! E pelo aniversário!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog.
    Criei um novo blog sobre Biologia e gostaria que você o divulgasse em seu blog, já coloquei a divulgação do seu blog.

    Meu blog é o Amo Biologia e a URL é: www.flaviobiologo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá! :)
    Os diálogos e as trocas entre os pares no grupo favorecem aprendizagens em Rede! Creio que iniciei no grupo em 2010 e desde aí venho construindo vários novos saberes sobre o uso educacional das tecnologias. É visível o amadurecimento e os avanços cotidianos do grupo, que conta com a excelente moderação da Professora Fátima Franco e ainda com as contribuições e mediações de outros especialistas que contribuem para otimizar as aprendizagens coletivas. E também construímos laços de parceria e amizade!
    Só tenho a agradecer a oportunidade de participar deste super grupo!! Parabéns e Forte []!!

    ResponderExcluir
  14. Pôxa, pessoal, deixei passar essa data sem um comentariozinho sequer!... Desculpem.
    Comecei a participar do grupo no inicio de 2008, acho que fui o 1º daqui da Região (Pará e Amazônia), mas ultimamente minha participação tem sido pífia. Devo um bocado a esse grupo no quisito Blogs Educativo e Educacional (sim, há diferenças). E fiz dele referência em minhas oficinas e palestras. Parabéns a nossa síndica e a todos que tornaram o grupo uma verdadeira confraria. Vida longa ao Grupo Blogs Educativos!...
    Franz

    ResponderExcluir
  15. Este blog é muito bom, vc está parabéns.
    Gostaria que vc colocasse meu blog como indicação.
    www.flaviobiologo.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. este blóg é ótimo belissimo trabalho!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela iniciativa. Nosso país tem tudo para ser de primeiro mundo. As pessoas é que precisam aprender a gostar de estudar e com o estudo, melhorar a vida. Infelizmente muitos devido a preguiça, não se esforçam a aprender mais. Sua iniciativa é excelente. Espero que muitos aproveitem suas postagens.
    http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita.E deixe suas dic@s de uso das Tics para os leitores.Volte sempre!