agosto 15, 2011

O Professor e o Google Plus -Parte 1


Disponibilizado para testes no dia 28 de junho, incialmente para quem se inscreveu e depois por envio de convites, o GPlus está mudando as concepções que tínhamos de rede social.

No Orkut, inicialmente, compartilhávamos tudo com todos: os amigos e amigos de amigos.E surgiram as comunidades, onde era e ainda é legal, compartilhar temas específicos. 
No Facebook é possível criar listas, mas são complicadas para serem criadas. 

Nestas redes o que fulano falou, postou , deu um like, aparece em sua página e todo mundo do seu grupo pode ficar sabendo. E para ser seu “amigo” é preciso que vc aceite.


O Twitter inovou ao permitir que as pessoas sigam você, sem que seja preciso você segui-las ou autorizá-las a te seguir.. E, por isto você tem uma liberdade maior para escolher seguir pessoas que tuitam assuntos de seu interesse.  


Testando o GPlus desde a sua disponibilização, tive a oportunidade de ir acompanhando seu desenvolvimento, podendo oferecer sugestões e aprendendo com as sugestões que foram enviadas por outros usuários.

No Google Plus as coisas funcionam diferente de outras redes sociais: a concepção de círculos  é que  a diferencia. Quando você recebe um convite para participar da rede você já tem  círculos para preencher com amigos e família e outro para você criar o círculo que quiser.

Como disse o professor Alex Primo o Google+  parte de uma visão das relações sociais atuais já que   “o  sujeito pós-moderno transita por diversas redes, comunidades de interesse”

 Claro, não compartilhamos com amigos os mesmos assuntos que compartilhamos com a família ou com o pessoal com o qual trabalhamos.

Ao entrar no GPlus, além dos círculos de família e amigos, criei imediatamente um círculo de edublogueiros,para compartilhar minhas descobertas com os colegas professores do Grupo Blogs Educativos. E fui enviando convites. Muita gente pediu o convite e não apareceu até hoje. Isto é muito interessante, pois provavelmente demonstra que educadores ainda não entenderam como funciona, como é possível usar os círculos, como se pode aprender por lá e as possibilidades de uso na educação. 
 

Mas, vamos lá para um pequeno tutorial. Ao receber o convite você precisa preencher seu perfil. 
Com seu nome verdadeiro e com o link para seus espaços na Web. 
Nomes como aqueles que aparecem no Twitter como @Xpoyterre, não podem ser utilizados, para evitar perfis falsos. O Google já deletou muitas contas há alguns dias atrás e a próxima limpeza de perfis está prevista para esta semana, conforme postagem de um dos Googlers.


No seu perfil diga quem você é o que você faz. Aqueles perfis do tipo “Amo a vida loucamente e curto adoidado”, não interessará a ninguém sério que esteja por lá, para compartilhar conhecimentos.A não ser que você esteja por lá apenas porque é moda,né?

Em seguida, você precisa criar seus círculos de acordo com seus interesses. É só clicar neste círculo  para criar um outro  e nomeá-lo.




Você pode criar quantos círculos quiser, mas só pode ter 5000 seguidores :)

Como agora já é possível ter círculos vazios, depois de criar e nomear, você pode convidar as pessoas para participar deste círculo criado. 

Convidando: 

Para convidar é fácil. Na sua página inicial você encontra este link:


 Clique, insira o e-mail da pessoa que você quer convidar. Logo em seguida você precisa escolher o círculo onde você vai inserir esta pessoa.Por isto você precisa criar os círculos antes de convidar alguém.




 Clique em enviar e pronto!!


Você pode criar círculos para desenvolver trabalhos com alunos, mas é preciso lembrar que de acordo com as normas do Google, só maiores de 18 anos podem ter uma conta no GPlus. Clique aqui para saber o porquê .



Ainda não tem convite? Eu ainda tenho uns 80 convites. 

Vou dividir 40 convites para os seguidores deste blog e 40 para o outro blog. Entre contato, enviando seu e-mail, de preferência do Gmail, para que você possa usar todos os serviços que estão sendo incorporados.  


Escreva seu e-mail nos comentários, mas para evitar spams escreva assim:
fulanodetalarrobagmail.com



Explique se você também é edublogueiro e seguidor deste blog, para que eu possa escolher o círculo onde você ficará,ok?.


A Netiqueta no GPlus:

Há inúmeras regras de etiqueta , para uso na Internet. Uma delas que é sempre bom lembrar: não escreva com letras maiúsculas, pois isto significa que você está gritando com seu leitor Para saber mais sobre as regras de Netiqueta , clique aqui

Mas, o interessante é que os usuários do Gplus estão criando algumas outras regras de Netiqueta, de forma conjunta, já que é uma rede social diferente das outras. Falo sobre isto no próximo post. 

Obs: estas são apenas sugestões a partir de minha experiência no G+.Você pode usar o G+ da forma que achar melhor, respeitando, claro, os termos de uso do Google.
Se tiver mais dúvidas sobre como iniciar, leia os fóruns de ajuda,aqui.

Continuamos no próximo post...

7 comentários:

  1. Ola eu estou interessado em um convite, gostaria de conhecer melhor essa nova ferramenta sociovirtual. Abraço!

    marcellusaugustus@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,Marcelo: acabei de enviar e te adicionei no círculo de Edublogueiros.Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Fátima. Solicitei minha participação lá no grupo e já tenho o G+ gostaria de fazer parte do seu circulo, lá também! Belíssimo o trabalho aqui. Abraço!
    Meu g-mail. vilossi.gv@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,Vanessa: já te adicionei ao meu círculo de edublogueiros. Só estou esperando você publicar alguma coisa ,né? :)
    Abs e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. =) Ainda estou aprendendo a mexer por lá! Mas irei publicar. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá Fátima.
    Muito obrigada por ter me aceito no grupo Blog_educativos. Gostaria de saber em que local eu faço a descrição do blog. É aqui ou enviando uma mensagem para o grupo? Aguardo sua resposta!
    Att
    Vanessa Vieira

    ResponderExcluir
  7. Fátima, agradeceria demais se você pudesse me convidar. Sou professor de Ensino superior e tenho tentado utilizar o Facebook para finalidades educacionais; pelo que você escreveu o GPlus parece ser mais interessante. Totoprofessor@gmail.com.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e pela visita.E deixe suas dic@s de uso das Tics para os leitores.Volte sempre!